Teve início no passado dia 16 de Fevereiro, o Festival da Lampreia, que decorre até dia 25 de Março na zona de Penafiel.

Dos 15 restaurantes que integram a “Rota da Lampreia”, o Solar do Souto, o Ponte de Pedra, a Casa das Lampreias, a Taberna Fininha e o Miradouro, irão marcar também presença no Festival, que terá lugar na zona ribeirinha de Entre-os-Rios em Eja, Penafiel no próximo dia 23 de março, sexta-feira.

Um programa gastronómico e cultural, com a lampreia com arroz ou à bordalesa, a ser a rainha da festa. Segundo Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel a “Rota da Lampreia” é já uma realidade e vem proporcionar a oportunidade de ainda mais pessoas conhecerem esta iguaria, que já data antes da Idade Média.

De recordar que a 15 de Março de 2017, foi criada a CLER, Confraria da Lampreia de Entre-os-Rios, que tem como objetivo a promoção desta iguaria, “defendendo a genuinidade, a tipicidade e prestígio, assim como a promoção turístico-gastronómica”.

O programa que contempla a atuação de grupos etnográficos e dos ranchos Folclóricos da região, contará também com a presença do programa da RTP1 “Aqui Portugal”.